Treino Funcional de Qualidade

Treino Funcional de Qualidade

O treino funcional sem dúvidas é uma das atividades mais procuradas por praticantes de atividades físicas.

Hoje iremos lhe apresentar todos os detalhes necessários para você começar hoje mesmo a praticar esse tipo de atividade física, que é totalmente benéfica a saúde.

O treinamento funcional, resumidamente falando, se trata de exercícios, que usam movimentos naturais do corpo humano, como por exemplo: correr, pular, agachar e empurrar. Essas combinações de movimentos ajudam certamente o praticante a ganhar força, resistência, massa muscular e promove o emagrecimento de forma totalmente saudável.

Os treinos funcionais foram bem importantes para aqueles que já se cansaram dos movimentos automáticos usados na musculação. Sem dúvidas se tornou uma alternativa para aqueles que gostam de uma atividade totalmente dinâmica.

exercícios funcionais de qualidade

História dos exercícios funcionais

Os exercícios funcionais são usados a antiguidade e já foi usado como forma de sobrevivência para diversos tipos de povos e impérios.

O homem foi descobrindo suas propriedades, através de hábitos de esforços físicos.

Os homens faziam atividades pesadas, contavam com maior quantidade de massa muscular desenvolvida, em relação aos homens que faziam outros tipos de atividades leves.

Os guerreiros, por exemplo, devido a sua movimentação continua com armas, também tinham um desenvolvimento muscular e físico em geral.

Com o passar do tempo, alguns homens observaram, que certos movimentos aumentavam o volume muscular depois de feitos com total intensidade. Foi a partir daí, que esses homens começaram a repetir esses movimentos de forma voluntária, e conseguiram com o passar do tempo, observar a verdadeira hipertrofia muscular.

Na maioria dos povos, ter um físico totalmente saudável, era uma ótima forma de ganhar prestígio no império, principalmente quando se tratava de cargos e relacionamentos amorosos.

Alguns povos tiveram o privilégio de conseguir adquirir esses tipos de hábitos, o que tornou os seus exércitos bem mais avantajados que os outros inimigos.

Com os avanços das civilizações, as práticas foram cada vez mais estudadas e usadas.

Na Grécia antiga, por exemplo, os exercícios físicos eram parte da rotina diária da civilização, já que a mesma tinha também em seus calendários, as olimpíadas.

Hoje em dia, o treinamento funcional continua com suas propriedades fundamentais como um ótimo tipo de treinamento físico, e esta cada vez mais presente em diversas academias por todo o mundo

Paul Chek criou um programa de treino funcional focado nos movimentos principais do homem primitivo, e são feitos até hoje pelo homem moderno.

Todo mundo pode fazer exercícios funcionais?

Assim em como todos os tipos de atividades físicas de alto rendimento, os exercícios funcionais, exigem que o candidato conte com uma saúde cardiovascular normal. Ter uma coluna saudável sem agravos patológicos também é de grande importância. A consulta ao especialista médico é de total relevância para a segurança em qualquer tipo de atividade física.Problemas de pressão arterial, diabetes e leves patologias na coluna vertebral, sem dúvidas os exercícios podem servir de tratamento alternativo para a melhora.É importante o uso de suplementos adequados, que além de potencializar os treinos irão te ajudar no ganho de massa muscular de qualidade.Aqui na Play Suplementos temos dicas de alguns:

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Vantagens de um treino funcional de qualidade

Todo mundo já conhece os diversos benefícios e vantagens da musculação. Nos exercícios funcionais, também podemos contar com diversos tipos de benefícios. A seguir segue uma lista com os principais deles:

Assim como na musculação, o treino funcional, conta com exercícios que forçam a musculatura esquelética, muita das vezes usando o peso do corpo e também usando diversos tipos de materiais simples, porém bem úteis e precisos.

Exercícios de musculação, na maioria das vezes podem isolar mais os músculos e contar com mais precisão no processo de cargas, porém nos exercícios funcionais é possível também fazer esse controle, de acordo com velocidade, inclinação e outras posições do corpo.

  • Aumenta a flexibilidade muscular

Uma característica importante desse tipo de exercício, sem dúvidas é o aumento da flexibilidade corporal. A variedade de exercícios e movimentos que esticam os músculos de diversas formas são bem eficiente. Além disso, devido seus movimentos intensos, esse tipo de treinamento trabalha diretamente na saúde das articulações do praticante. Ter uma flexibilidade relevante, pode ser de total importância para alto rendimento em diversas modalidade esportivas, além de ser de bastante importância para prevenção de lesões.

  • Favorece a definição muscular

Uma característica muito importante dos exercícios funcionais é manter severamente a harmonia corporal. È possível sim ter ganhos consideráveis de massa muscular com esses exercícios , mas a definição muscular sem dúvidas, é uma característica bem mais relevante.Para aqueles que desejam ganhar mais volume muscular e mais fibras musculares, é mais indicado fazer exercícios de musculação.

  • Melhora a postura corporal

Os exercícios funcionais se feitos de forma correta, sem dúvidas podem ser de grande importância para a saúde da coluna vertebral. As maiorias dos exercícios funcionais promovem o alongamento total da coluna, e mantém a mesma sempre em uma posição favorável, além de manter os músculos que sustentam a mesma de forma fortalecida.

  • Melhora a saúde cardiovascular

Ter uma série bem estruturada, com um profissional capacitado pode ter um grande impacto na saúde cardiovascular. Podemos observar uma melhora do preparo físico em pouco tempo de atividade.

  • Melhoria da simetria muscular

Muitas pessoas reclamam de sua simetria muscular, os exercícios funcionais por manter o equilíbrio sobre todos os grupos musculares, pode ser um grande aliado nesse tipo de objetivo.

  • O programa se adapta a você e as suas necessidades

Devido à grande variedade de movimentos e dinâmica, os exercícios funcionais podem se adaptar de acordo com suas necessidades e objetivos.

  • Favorece ao emagrecimento

Se emagrecer é um dos seus objetivos, os exercícios funcionais podem ser de grande importância. Durante esse tipo de atividade, muitas calorias podem ser queimadas através de diversos tipos de atividades e movimentos

Musculação x Exercícios funcionais

Depois de apresentar as vantagens principais do Treinamento Funcional, muitas pessoas se perguntam, se esse tipo de treinamento pode ser relevante para substituir definitivamente a musculação nos programas de atividades físicas.

Tudo vai depender dos seus objetivos como praticante de atividade física. Se você pretende ter um corpo de fisiculturista, com grandes volumes musculares, certamente os exercícios de musculação, serão bem mais indicados. Os exercícios funcionais podem ser interessante para manter a harmonia corporal, definição e também manter o volume muscular de forma considerável.

Basta destacar também, que algumas academias, muitos profissionais são adeptos a diversos tipos  de exercícios.

Tipos de exercícios aplicados no treinamento funcional

Os treinos funcionais, sem dúvidas são bem parecidos com diversos tipos de atividades recreativas. Tudo isso devido a sua variedade de movimentos e combinações disponíveis.

tipos de exercícios funcionais

Nos exercícios funcionais, é muito comum o uso de diversos tipos de acessórios como: cones, elásticos, bolas, jump, step, halteres.Não é necessário muitos equipamentos complexos para a aplicação desse tipo de programa de treinamento.

  • Faixa Elástica

A faixa elástica é um ótimo acessório para fazer vários exercícios em diversas modalidades como: treinamento funcional, fisioterapia, pilates, alongamento e relaxamento. É facilmente encontrada em qualquer lugar.

  • Cordas

Também conhecida como cordas navais, esse equipamento conta com um peso bastante relevante, e permite diversos tipos de movimentos. Sem dúvidas um ótimo equipamento para tonificação muscular e gasto calórico.

  • Jump

São movimentos dinâmicos feitos numa cama elástica pequena, os alunos usam o equipamento para fazerem diversos tipos de saltos seguidos de movimentos, promovendo a intensidade desejada. O jump é uma modalidade bem conhecida pela sua queima calórica.

  • Kettlebell

O kettlebell ése trata de uma esfera de ferro média que contem em seu corpo uma alça. Esse tipo de equipamento é bem usado hoje em dia em academias, pois possibilita diversos tipos de movimentos interessantes.

  • TRX

Total-body Resistance Exercise,também conhecido como treinamento suspenso, o TRX se trata de um par de faixas, que possibilitam diversos tipos de movimentos em conjunto com o peso do corpo.Com o TRX é possível trabalhar diversos grupos musculares.

  • Peso do corpo

O peso do corpo é usado em diversas séries de exercícios funcionais,a intensidade dos movimentos variam de acordo como velocidade de execução e inclinação corporal, exigem maior controle corporal , promovendo a flexibilidade.

As flexões de braço é um exemplo clássico de exercício com o peso do corpo.

 

Alimentação e Treino funcional de Qualidade

Ter uma dieta alinhada aos seus objetivos sem dúvidas é um fator muito importante para quem deseja contar com os melhores resultados possíveis com a prática de treino funcional.

Seja qual for o seu objetivo com o treino funcional é preciso buscar ajuda profissional para a estruturação de uma dieta totalmente eficiente, e também manter uma dieta rica em propriedades que auxilie na saúde dos músculos esqueléticos.

Aqui no site Play Suplementos você pode encontrar diversos artigos sobre nutrição e suplementação, ajudando com isso os resultados que tanto busca.

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Conclusão

Os exercícios funcionais podem ser uma ótima alternativa para aqueles que procuram os benefícios mostrados nesse artigo, e também para aqueles que procuram diferenciar um pouco sua rotina de treinos de musculação. Procurar profissionais capacitados,pode ser uma grande chave para o sucesso nesse tipo de atividade.

Segundo muitos praticantes, criar a rotina de fazer um treino funcional de qualidade se torna bem mais fácil que em atividades de musculação, devido a sua dinâmica de exercícios.

Se você pretende aliar os exercícios de musculação, juntamente com os exercícios funcionais, se faz necessário maior acompanhamento profissional.

 

 

 

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