Suplementos BCAA – Entenda como os aminoácidos contribuem para o ganho de massa muscular

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Aminoácidos que compõem os suplementos BCAA são essenciais para o fortalecimento muscular e melhora do desempenho físico.

A sigla BCAA é originada do inglês Branched-Chain Amino Acids que, em tradução literal, significa “aminoácidos de cadeia ramificada”. Em uma linguagem menos científica, os suplementos BCAA são concentrados de aminoácidos essenciais que podem ser utilizados por atletas, praticantes de academia, fisiculturistas e até mesmo por pessoas que tiveram perda de massa muscular devido a doenças. Sua composição combina leucina, valina e isoleucina − três aminoácidos que o nosso organismo não consegue sintetizar e por isso precisam ser obtidos de fontes externas.

É sabido que o suplemento BCAA contribui para o ganho de massa muscular e melhora a performance física. Mas, afinal, como isso acontece e quanto tempo o usuário demora em obter os primeiros resultados?  São essas e outras questões que explicaremos a seguir:

Aprendendo um pouco sobre aminoácidos

Para entender os benefícios e efeitos do BCAA, é importante compreender a função das proteínas e aminoácidos em nosso organismo. Quando ingerimos proteínas de alimentos, como por exemplo o peito de frango, elas necessitam ser “quebradas” em unidades menores para que as células consigam absorvê-las.

A menor unidade da molécula de proteína é o aminoácido, por isso, os BCAA são rapidamente absorvidos pelas células, pois não há necessidade de uma quebra de cadeia proteica. Como resultado, tem-se um melhor aproveitamento nutricional, já que após absorvido o suplemento será imediatamente utilizado na formação de fibras musculares.

BCAA x peito de frango: qual é melhor para ganhar massa muscular?

É consenso entre nutricionistas que a formação de músculos depende da ingestão mínima de 1,5 g de proteínas para cada kg de peso. Assim, uma pessoa com 70 kg precisaria consumir pelo menos 105 g de proteínas diariamente.

Embora o peito de frango seja um alimento saudável e altamente recomendado para quem deseja ganhar massa muscular, ele por si só não consegue suprir toda a demanda de aminoácidos necessária para formar novos músculos. Isso porque, em 100 gramas de peito de frango (um filé grande) há apenas 23 g de proteínas.   Dessa quantidade, o organismo só consegue utilizar uma pequena parcela para a formação de músculos, já que outras funções biológicas também demandam a utilização de proteínas − produção de hormônios e anticorpos, por exemplo.

dieta para ganho de massa muscularPortanto, o mais indicado é variar as fontes de proteína ao longo do dia, ingerindo não só alimentos proteicos como o peito de frango, mas também os suplementos BCAA, de modo a garantir que o seu organismo absorva todos os aminoácidos necessários para o ganho de massa muscular.

Tempo de ação do suplemento BCAA

Muitas pessoas se questionam sobre o tempo mínimo para obter resultados com os suplementos BCAA. De acordo com referências em nutrição e educação física, o prazo para começar a ganhar massa muscular depende de três fatores:

1- Individualidade biológica

Quando falamos em individualidade biológica, nos referimos às particularidades que cada ser humano guarda em seu organismo. Por exemplo, algumas pessoas possuem um alto índice de gordura adiposa e essa particularidade poderá retardar o aparecimento de resultados, embora isso não signifique que o treino e o suplemento não estejam funcionando.

Nesses casos, o ganho de massa muscular começa a ocorrer desde o primeiro mês de treino e suplementação, mas não fica visível devido à camada de gordura abaixo da pele. Assim, a percepção de mudança estética só acontecerá após a perda de gordura, algo essencial para dar visibilidade aos músculos e à massa magra.

2- Disciplina nos exercícios de musculação

Ao iniciar o treino e suplementação é imprescindível seguir uma rotina de exercícios para aumento de massa muscular com bastante disciplina. Afinal, nenhum corpo pode mudar com apenas algumas horas de atividade física ao longo do mês.  Desse modo, o foco e a força de vontade são essenciais para alcançar os objetivos estéticos de forma mais rápida. Por isso a importância de contar com a orientação de um personal trainer, pois apenas esse profissional saberá indicar uma rotina de exercícios realmente efetivos de acordo com a sua individualidade biológica.

3-Dieta

De nada adianta ter disciplina nos treinos, se a sua alimentação for desregrada com consumo excessivo de açúcares, gorduras e fast foods. Para obter bons resultados em ganho de massa muscular é fundamental investir em uma alimentação equilibrada, à base de carboidratos de baixo índice glicêmico, carnes magras, frutas, verduras e legumes. Ao aderir uma dieta saudável junto à suplementação com o BCAA, você terá todos os nutrientes necessários para ganhar massa muscular, reduzir o índice de gordura e garantir o seu bem-estar físico e mental.

Ganho de massa muscular com BCAA – Considerações especiais

Geralmente, os suplementos BCAA devem ser ingeridos antes e após o treino, mas essa regra pode variar de pessoa para pessoa. Em razão disso, é importante contar com a orientação de um nutricionista durante toda a suplementação eu poderá recomendar a dosagem de BCAA mais adequada para o seu organismo.

Para aprender um pouco mais leia artigos no nosso blog sobre como ganhar massa muscular com suplementos.

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