Suplemento Alimentar para idoso

Suplemento para idoso

Suplemento Alimentar para idoso: Conheça os suplementos para idosos mais indicados

 Suplemento Alimentar para idoso pode ser fundamental para que idosos possam continuar se exercitando e mantendo a saúde em dia. Veja Nesse texto que a Play Suplementos preparou a importância de Suplementos alimentares para idosos, quais são os melhores para cada caso e quando utilizar. 

Com o processo natural de envelhecimento, o organismo necessita da reposição de certos nutrientes em quantidades que não podem ser supridas somente através de uma alimentação equilibrada.

É claro que os suplementos alimentares para idosos não resolvem tudo sozinhos, é preciso treinar adequadamente, repousar, comer de forma saudável e contar com acompanhamento médico regular para que não só idosos, mas qualquer pessoa de qualquer idade tenha uma boa qualidade de vida.

suplemento alimentar para idoso
suplemento alimentar para idoso

A suplementação alimentar para idosos pode sim ajudar a tratar vários problemas, como osteoartrite, perda de massa muscular, redução da massa óssea e insônia. Saiba mais sobre o tema acompanhando nosso artigo.

 

Suplemento Alimentar para idoso: A importância do exercício na terceira idade

Os suplementos Alimentares para idosos são importantes tanto para quem sempre se exercitou e começa a notar os sinais da idade em sua performance quanto para quem começou sua rotina de atividades físicas na melhor idade. 

Quem sempre treinou pode começar a ter limitações na execução de certos movimentos por conta das dores nas articulações, dificuldade para manter a massa muscular e maior propensão a lesões ósseas, como fraturas e fissuras.
Mas tais problemas não devem de forma alguma fazer com que o indivíduo desista de ter uma rotina de atividades físicas.

É aqui que a alimentação correta, incluindo o uso de suplementos, pode fazer toda a diferença na qualidade de vida de pessoas idosas.

A prática de atividades físicas para quem passou dos 60 vai muito além de uma questão de estética: contribui para prevenir e atenuar uma série de problemas de saúde, evita o isolamento social e aumenta a autonomia da pessoa.

Sarcopenia em idosos

Sarcopenia é o processo de perda de volume e força na musculatura que acompanha o envelhecimento.

Essa perda começa por volta dos 40 anos de idade e se torna acelerada depois dos 60.

A sarcopenia em idosos traz como consequências:

  • Menor equilíbrio,
  • Perda de agilidade
  • Maior propensão a quedas e fraturas.
  • Diminuição na força
  • Diminuição na resistência
  • Dificuldade para fazer atividades físicas diárias
  • Menor autonomia de mobilidade

Praticar exercícios físicos regularmente, em associação a uma dieta equilibrada, suplementação e descanso, ajuda a desacelerar ou mesmo frear a sarcopenia em idosos. 

Principais suplementos alimentares para idoso:

suplemento para idoso
suplemento para idoso

 

Entre os principais e mais recomendados suplementos para idosos disponíveis no mercado, temos:

  • Osteo Bi-Flex. O Osteo Bi-Flex é um suplemento importado indicado para:Evitar e melhorar dores e rigidez nas juntas e articulações devido ao desgaste das cartilagens, problemas muito frequentes na terceira idade, mas que também afetam pessoas mais jovens.Aumento da mobilidade e flexibilidade, uma vez que auxilia na recuperação da cartilagem e juntas.Fortalecimento de ossos, Seus componentes além de auxiliarem a cartilagem, também contribuem para a saúde dos ossos.

Está disponível em diferentes versões, porém todas apresentam em comum a presença de dois ingredientes: glucosamina e condroitina.

Essas duas substâncias são muito utilizadas para o tratamento da osteoartrite, melhorando o conforto, a mobilidade e a flexibilidade das articulações, o que resulta numa melhor qualidade de vida para realizar atividades do dia a dia e praticar atividades físicas. 

Glucosamina: É uma substância que integra naturalmente as cartilagens, consegue promover a reconstituição desse tecido, além de retardar seu processo natural de desgaste.

 

Condroitina: Também é um componente natural das cartilagens, contribui para manter sua integridade e elasticidade, além de exercer efeito anti-inflamatório.

Os benefícios do Osteo Bi-Flex são notados a partir do sétimo dia de uso e há inúmeros relatos positivos sobre os efeitos do suplemento, que costuma ser indicado por médicos e nutricionistas esportivos.

 

  • Suplementos a base de cálcio. O cálcio é o mineral encontrado em maiores quantidades no corpo humano. Está concentrado nos dentes e ossos, mas integra igualmente outros tecidos, as células nervosas e o sangue.Fortalece os ossos e dentes: Ossos e dentes são constituídos basicamente por cálcio. A ingestão insuficiente desse mineral pode levar ao enfraquecimento dos ossos e dentes, aumentando o risco de lesões ósseas.-Coagulação sanguínea: Outro processo importante que o cálcio desempenha é a coagulação sanguínea.Contração muscular e controle de impulsos nervosos: Pouco conhecidas, mas não de menor importância, o cálcio participa ativamente nesses dois processos em nosso corpo.  

Com o tempo, os níveis de cálcio no organismo vão se reduzindo e na maioria dos casos, a ingestão desse mineral através da alimentação é insuficiente para uma reposição completa, o que acaba levando ao desenvolvimento da osteoporose.

A osteoporose é a perda rápida de massa óssea, o que significa na prática que os ossos se tornam mais frágeis e suscetíveis a fraturas.

Os suplementos a base de cálcio são importantes para prevenir a osteoporose e garantir ossos fortes para a prática de atividades físicas.

  • Whey protein. O whey protein é um suplemento a base de proteínas do soro de leite, que possui alto valor biológico, com elevados índices de aminoácidos essenciais (que precisam ser ingeridos através da alimentação).Manutenção de massa muscular: O papel da proteína no organismo é oferecer ao tecido muscular aminoácidos necessários para fazer a reconstrução das fibras-Evita o catabolismo: A proteína após ser digerida e transformada em aminácidos passa a ter um papel anti catabólico, ou seja, evita que o tecido muscular seja degrado.-Substituidor de refeição: Por contar altas doses de proteína e vitaminas, é uma ótima opção para substituir refeições.

É especialmente rico em leucina, um dos aminoácidos mais importantes para o processo de crescimento muscular.

Tais características o tornam um dos principais suplementos indicados para idosos, que contribui significativamente para reverter os efeitos da idade sobre o ganho de massa muscular.

A suplementação com whey protein deve fazer parte de um plano alimentar elaborado especialmente para as necessidades e objetivos do idoso, por isso é importante sempre contar com acompanhamento médico e nutricional, para obter os melhores resultados e evitar riscos.

Suplementos para ganhar massa muscular

BEST WHEY (900G) – ATLHETICA NUTRITION

Avaliação 5.00 de 5
R$134,00
 

  • A Melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo humano, responsável por regular e induzir o sono.

É comum que a produção de melatonina diminua com o processo de envelhecimento, por isso a insônia é um problema muito frequente entre idosos.

-Induz ao sono: Com o passar do tempo e a diminuição da melatonina, idosos tem maior dificuldade para dormir, o suplemento melatonina induz ao sono de forma natural e eficiente.

Ação anti oxidante: Diversas pesquisas apontam que a melatonina é um dos mais potentes anti oxidantes existentes, oxidantes atuam neutralizando os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e corrosão das células.

Aumento de imunidade: Pesquisas também mostram que a imunidade também está diretamente associada a qualidade do sono.

 

Felizmente, a melatonina já está disponível na forma de suplemento no Brasil e seu uso pode trazer grande alívio para quem sofre com distúrbios do sono, que aliás impactam negativamente a prática de atividades físicas.

É durante o sono profundo que ocorre o processo de recuperação muscular e liberação de hormônios responsáveis pelo crescimento dos músculos. Ou seja, a má qualidade do sono pode dificultar o ganho e acelerar a perda de massa muscular na terceira idade.

 

Como vimos, os suplemento alimentar para idoso pode ajudar a  contornar uma série de problemas que surgem com o processo natural de envelhecimento, como dores e rigidez nas articulações, perda de massa óssea e músculos, assim como a falta de sono.

E os benefícios que a atividade física traz na terceira idade são incontestáveis: previne diversas doenças físicas e mentais, ajuda manter a autonomia e contribui para uma vida social ativa.

Portanto, manter a rotina de treinos depois dos 60 é fundamental para ter uma qualidade de vida excelente até nossos últimos dias neste planeta. E já que podemos contar diversos suplementos para isso, vamos aproveitar!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp!