Qual tomar Whey Protein ou Albumina?
Muitos praticantes de atividades físicas já se depararam com essa dúvida: Qual tomar Whey Protein ou Albumina? Pensando nisso, a Play Suplementos fez um texto para tirar todas suas dúvidas e esclarecer qual é o suplemento alimentar mais adequado para você. Leia a matéria abaixo.
Entenda Seus Usos e Diferenças entre Whey Protein e Albumina
Qual tomar Whey Protein ou Albumina? Para esta pergunta, temos uma resposta muito comum quando o tema é nutrição e saúde: depende. Embora o whey seja mais “famoso”, a albumina também continua sendo uma excelente opção para quem precisa de suplementação proteica. A questão é entender como cada um atua para não ter dúvidas na hora de usar. E é isso vamos explicar nesse artigo sobre whey protein e albumina, confira.
Whey protein e albumina: o que são e para que servem
Whey protein é o nome comercial da proteína extraída do soro do leite. Possui altas quantidades de aminoácidos essenciais (aqueles que nosso corpo não produz) e tem absorção rápida. O whey protein (ou “a whey protein”) pode ser ingerido no pré treino, pós treino e também ao longo do dia, para complementar o consumo de proteínas na dieta, principalmente em lanches fora de casa.
Além de ajudar na obtenção de melhores resultados por atletas e praticantes de atividade física regular, sobretudo de musculação, por auxiliar na reparação e ganho de massa muscular, a suplementação com whey protein também pode trazer benefícios para pessoas com condições de saúde específicas, como HIV, hepatite, câncer, doenças gastrointestinais, osteoporose, e doenças cardiovasculares, como informa diversos estudos sobre esse tipo de proteína.
Também não podemos deixar de citar o uso da whey protein como auxiliar no processo de emagrecimento, por seu efeito benéfico na manutenção da massa corporal magra, capacidade de promover saciedade e teor calórico relativamente baixo.
Como dito, o whey é obtido a partir do soro do leite, que é filtrado e separado durante o processo de fabricação do queijo. O processo de filtragem do soro do leite determina o tipo de whey protein resultante, que pode ser:
- Whey protein concentrado: nesse tipo de proteína, o processo de filtragem não elimina totalmente a gordura, a lactose e sua estrutura se mantém intacta, tendo por isso um processo natural de digestão (relativamente lento). Alérgicos à proteína do leite e intolerantes à lactose podem ter problemas para digerir esse tipo de whey.
- Whey protein isolado (WPI): praticamente livre de lactose (podendo ser usado por intolerantes), gordura e colesterol. O processo de filtragem desse tipo de whey quebra a estrutura das proteínas, garantindo uma rápida absorção e fornecimento imediato de aminoácidos, por isso ele é indicado sobretudo no pós treino.
- Whey protein hidrolisado (WPH): também conhecido como whey pré-digerido, esse tipo de suplemento passa por um processo que quebra as proteínas do soro do leite por hidrólise, convertendo-as em partículas menores, semelhante ao que ocorre durante a digestão. Por isso, sua digestão e absorção são ainda mais rápidas. É uma opção para alérgicos a proteínas de origem animal e intolerantes à lactose.
Albumina é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo humano, no fígado. Os suplementos de albumina consistem basicamente na proteína obtida com o processo de pasteurização da clara do ovo (por isso não devem ser consumidos por alérgicos a esse alimento). Tem um processo de digestão lento, contém aminoácidos essenciais e não essenciais, além de vitaminas e minerais. A albumina melhora a coagulação sanguínea e a cicatrização.
Para os praticantes de atividade física, a albumina, assim como o whey protein, é importante para a regeneração e o crescimento muscular, além de atuar como repositor energético durante os exercícios. É também eficaz na recuperação muscular depois de treinos intensos e auxilia na regeneração de pequenas lesões.
Outro ponto em comum na comparação entre albumina e whey protein é que ela, assim como o famoso suplemento, tem usos que ultrapassam o mundo fitness. Já foi comprovado que a albumina (como suplemento) pode ser empregada no tratamento de doenças crônicas do fígado, para suprir a albumina que o organismo não consegue produzir.
Assim como a proteína do soro do leite, a albumina pode ser usada como auxiliar no processo de emagrecimento, por contribuir para a manutenção da massa magra corporal e promover sensação de saciedade prolongada, devido a seu processo de digestão mais lento.
Outro grande atrativo da albumina para quem precisa consumir um suplemento proteico é o preço: quando comparada ao whey protein, a albumina tem um custo consideravelmente menor.
Albumina ou whey protein qual tomar e por que?
Como vimos, whey protein e albumina possuem características em comum: ambas possuem aminoácidos essenciais, contribuem para a recuperação e ganho de massa muscular e podem auxiliar no processo de emagrecimento. Uma diferença é a velocidade de absorção entre albumina e whey protein, sobretudo quando comparada ao whey protein isolado ou hidrolisado.
Essa diferença no tempo de absorção é a chave para estabelecer em que situações é mais recomendado utilizar whey protein ou albumina como suporte à prática de atividade física.
Quando é necessária uma reposição imediata de proteína, após treinos de musculação muito intensos, por exemplo, o whey protein é o suplemento mais indicado.
Por ter absorção mais lenta, a albumina é a melhor opção para garantir uma reposição de proteínas por tempo prolongado. Quando consumida antes de dormir, a albumina garante proteína para os músculos durante toda a noite, evitando que o metabolismo utilize a energia das proteínas musculares para a realização de funções vitais (catabolismo). Também pode-se consumir a albumina pela manhã, para garantir um suprimento de proteínas boas para a realização das atividades do dia a dia.
Para quem precisa de suplementação proteica mas não pode gastar muito, a albumina é a melhor opção, até mesmo para ser usada no pós treino, levando em consideração seu tempo de absorção mais longo, quando comparada ao whey.
E usar albumina e whey protein juntos, pode? Pode sim, inclusive, já encontramos no mercado brasileiro os chamados blend proteicos, suplementos que combinam diferentes tipos de proteínas, como whey protein, albumina e caseína, com tempos de absorção distintos, para garantir um aporte gradual e constante de aminoácidos.
Confira aqui o melhor preço de Albumina
Confira aqui o melhor preço de Whey Protein
To satisfeita ! Veio em menos de 3 dias adorei!!!