Os Benefícios do ômega 3

os benefícios do omega 3

Os Benefícios do ômega 3

Algum dia ,você já procurou saber,o grande segredo das pessoas,que contam com uma pele sempre saudável, nível de pressão arterial  e colesterol controlados e uma série de outros benefícios a saúde,Se quiser  fazer  parte desse grupo selecionado de pessoas  que entendem sobre as necessidades nutricionais e fisiológicas do organismo , venha comigo até o final desse artigo,pois irei te apresentar os benefícios do Ômega 3.

Muitas pessoas falam sobre o consumo do  Ômega 3,e o número de profissionais nutricionistas que indicam o produto são cada vez maiores .

O Ômega 3  muitas vezes em pesquisas em todo o mundo , já mostrou a sua eficiência para a prevenção e tratamento de inúmeros tipos de problema de saúde.

Para tirar todos os tipos de dúvidas sobre o assunto,elaboramos esse artigo com todas as informações necessárias,para que o leitor,consiga de vez  por todas,tirar as suas dúvidas em relação ao assunto .

Após ler esse artigo . você vai ser sentir muito mais confiante em relação a sua saúde,pois além de você aprender detalhadamente sobre o Ômega 3,também iremos mostrar todos os detalhes,para você começar consumir ainda hoje,esse nutriente que é um verdadeiro aliado para a saúde de qualquer pessoa .

Lembrando que todo o texto contido aqui,são de fontes totalmente confiáveis,embora a consulta ao profissional nutricionista,se torna  importante aliado para um tratamento eficaz e seguro.

O que na verdade é o Ômega 3 ?

O Ômega 3 se trata de um conjunto de ácidos graxos,o que significa  em nível molecular,que sua estrutura,contém ligações fiéis de molécula de carbono,e contam com alguns diferenciais em sua estrutura que o faz diferente do Ômega 6 e 9 .

Esse tipo de estrutura molecular,se trata de uma estrutura de um óleo essencial,ou seja,um componente químico que o ser humano não consegue produzir fisiologicamente sozinho,havendo então a necessidade de buscar fontes ricas para o consumo,e suprir as necessidades diárias no organismo.

Os ácidos graxos essenciais contam exercem funções essenciais para a fisiologia do nosso organismo,como por exemplo,a produção de energia,a aceleração do de metabolismo,regulação hormonal e também funções neurológicas. 

os benefícios do omega 3

Quais são os benefícios do Ômega 3 ?

A seguir elaboramos uma lista dos principais  benefícios,que você pode aproveitar com o consumo de Ômega 3.Lembrando que todas esses benefícios podem ser conquistados de acordo com o estilo de vida do indivíduo e outros fatores fisiológicos.

  • Ajuda com controle da pressão arterial

A Hipertensão arterial é um problema e acomete muitos pacientes em todo o mundo.

Existem vários fatores que contribuem para o aumento da pressão arterial,como por exemplo,estilo de vida em geral,tabagismo,alimentação e idade.Manter os nível de pressão arterial adequado,além de medidas pessoais e hábitos saudáveis,muitas pessoas são obrigadas a recorrerem a medicamentos .

Em algumas  pesquisas,cientistas comprovaram que pacientes que consumiam uma quantidade correta de ômega 3,tiveram melhoras significativas dos seus níveis de pressão arterial  em relação aqueles indivíduos que não consomem,tudo isso graças a sua propriedade vasodilatadoras desse ácido graxo essencial .

Vale destacar também,que indivíduos que fizeram o uso durante boa parte da  sua vida,juntamente com hábitos favoráveis,tiveram uma prevenção e diminuição de risco de níveis altos de pressão arterial.

  • Auxilia contra a depressão,ansiedade e outros transtornos neurológicos e cognitivos  

O tecido celular cerebral é composto por ácidos graxos essenciais,60 % do cérebro é formado por gordura,especialmente por ômega 3,que é totalmente relevante para toda estrutura de membrana,e funcionamento de conexões neurais .

Se o cérebro tiver concentrações adequadas de ômega 3,certamente muitos distúrbios neuroquímicos serão evitados,conseqüentemente,doenças como depressão e ansiedade podem apresentar uma melhora significativa,juntamente com os tratamentos necessários.

Além de auxiliar no tratamento,o ômega 3 pode ser um grande aliado na prevenção desses tipos de transtornos.

  • Auxilia  na diminuição de HDL e triglicerídeos

Estudos mostram que o ômega 3 é de fundamental importância,para o aumento do LDL ( bom colesterol) e diminuição do HDL ( colesterol ruim ) e também na diminuição do triglicerídeos.Lembrando que o ômega 3 faz parte das gorduras insaturadas bioquimicamente,que são gorduras especiais que não aumentam o colesterol ruim no sangue .

Podemos destacar a sua função antitrombótico . Com os níveis de gorduras equilibrados no sangue muitas doenças como trombose e acidente vascular cerebral podem ser evitados com o consumo de Ômega 3 regularmente .

  • Auxilia na qualidade da pele e cabelo

Muitas doenças de pele são causadas pela inflamação dos tecidos celulares.O ômega 3 conta com propriedades anti inflamatórias,que agem diretamente nas doenças dermatológicas,auxiliando também na qualidade do tecido dermatológico.

Nos cabelos,o ômega conta com propriedades que auxiliam na circulação do couro cabeludo,e ajuda  exclusivamente na nutrição capilar,evitando queda de cabelo e fios quebradiços .

  • Metabolismo mais rápido e eficiente

O ômega 3 com suas propriedades moleculares,conta com o aumento do metabolismo celular no organismo,obtendo ótimos resultados em dietas com o objetivo de eliminação de gordura indesejável,se torna um grande aliado para quem quer perder peso.

  • Fontes fiéis de Ômega 3 e dosagens diárias

Agora que você já conhece os principais benefícios do Ômega 3,iremos descrever quais são as fontes principais para consumo de forma natural e saudável.

Não é difícil consumir pratos que contenham Ômega 3,alimentos bastante consumidos no Brasil como o salmão,sardinha e bacalhau são fontes fiéis de ácidos graxos essenciais,que podem ser acompanhados de outros alimentos,podendo se obter uma dieta muito rica e saborosa,além de serem grandes fontes de proteínas de alto valor biológico .

Podemos citar também as sementes,como por exemplo,a linhaça  e chia,que estão cada vez mais nos cardápios dos brasileiros e em dietas elaboradas por profissionais de saúde .Além de conterem uma ótima porção de ômega 3,essas sementes são bem importantes para a regulação intestinal por serem grandes fontes de fibras alimentares .

Mas se você não conta com um cardápio rico em ácidos graxos ,devido a dificuldades para conseguir esses alimentos,ou até mesmo não tem o costume de consumi-los ,mais adiante iremos mostrar como se beneficiar do Ômega 3 ,sem se preocupar em procurar alimentos em prateleiras de supermercados.

Qual seria a dose diária  ideal de Ômega 3 para humanos ?

A dose diária MÍNIMA recomendada para adultos,seria:

Homens  Adultos : 160 mg

Mulheres Adultas : 90 mg

Para que você tenha um melhor controle das quantidades ingeridas de Ômega 3  em suas refeições,criamos uma tabela,com alguns alimentos básicos seguido da porção e concentração de nutrientes .

Segue uma pequena tabela com os principais alimentos e concentrações do Ômega 3 .

AlimentoPorçãoConcentração
Salmão100 g1,4 g
Atum100 g0,5 g
Semente de Chia28 g5,06 g
Semente de Linhaça20 g1,6 g
Nozes28 g2,6  g

os benefícios do omega 3

Tenho grande dificuldades em consumir esses tipos de alimentos diariamente,o que fazer ?

O grande problema,é que mesmo sabendo onde encontrar as principais fontes de ômega 3,devido a uma série de fatores,muitas pessoas não conseguem consumir a quantidade necessária de alimentos ricos em ácidos graxos .

Mas a boa notícia,é que hoje em dia no mercado,existem suplementações para suprir qualquer tipo de necessidade nutricional .E com o ômega 3 não é diferente,o produto ser adquirido em apresentações em cápsulas,onde podem ser consumidas diariamente e com controle  de concentrações todos os dias,sem se preocupar em ir ao mercado a procura de peixes frescos e outros produtos .

A melhor opção para quem quer se beneficiar de um produto de qualidade é comprar em sites onde oferecem produtos de fabricantes de boa procedência no mercado .

Aqui na Play Suplementos,você pode encontrar produtos de qualidade para seu consumo diário .

Além de todos os cuidados ao adquirir o seu produto,é importante lembrar de alguns cuidados importantes para melhor conservação do mesmo :

– Sempre guarde as embalagens em lugares  que contenham o mínimo de luz solar durante o dia,mantenha o produto sempre em sua embalagem original.

– Evite lugares onde contenham  umidade

– Esteja sempre atento se o produto está com a tampa devidamente fechada

Com cuidados básicos,você pode consumir com total confiança  e segurança o Ômega 3 em cápsulas .

Consumo diário de Cápsulas

Segundo os profissionais no mercado,pode ser consumido até 500 mg do produto em cápsulas diariamente,as informações de concentração se encontram na embalagem do produto

Como obter os melhores resultados com o uso do Ômega 3 ?

Para melhor aproveitamento dos ácidos graxos essenciais,se faz necessário,ter uma série de hábitos que favorecem o seu benefício no organismo humano .

Aliar a ingestão do ômega 3 juntamente com a realização de atividades físicas,pode ser de grande eficiência para conquistar os seus objetivos  em relação a sua saúde .

Além de eliminar hábitos prejudiciais a saúde,ter uma dieta equilibrada com outros tipos de nutrientes,é de fundamental importância para ter resultados satisfatórios .

Aqui em nosso site,agora mesmo,você pode encontrar vários artigos sobre dietas e educação alimentar .

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp!