O que é beta alanina ?

O que é beta alanina, para que serve, como usar ?

Por: Nutricionista Claudio Nastromagario Neto

Diversos praticantes de musculação tem a mesma pergunta: O que é beta alanina ? Para que serve a beta Alanina? A Beta Alanina bem como outro aminácido bastante famoso, a glutamina, são aminoácidos não-essencial, ou seja, um aminoácido produzido pelo nosso próprio organismo.
Como todos sabemos, as proteínas que constroem os músculos são formadas por aminoácidos, que são micronutriente fundamental para o ganho de massa muscular e recuperação dos tecidos musculares no período pós treino.

O que é beta alanina ?

Respondendo de forma clara a pergunta: O que é beta alanina ? Ela é um aminácido não essencial que aumenta a concentração da Carnosina no sangue. 

Para que usar a beta alanina ?
Quando o objetivo de um atleta ou praticante de atividade física é melhorar seu desempenho nos treinos, aumentar as cargas, ter mais resistência e explosão, sem sombra de dúvidas, a beta alanina é um dos principais aminácidos que irão auxiliar nesses objetivos!

Como todos sabemos, a cadeia da proteína é formada por aminoácidos, sendo esse micronutriente fundamental para o ganho de massa muscular. 

Como a beta alanina age no corpo?
A beta alanina age no corpo de forma a promover o aumento da concentração de carnosina, sendo essa uma substância derivada de outros dois aminoácidos, histidina e alanina. A carnosina, resumidamente, faz com que a falha muscular seja retardada.
Em termos de processos fisiológicos a beta alanina age como um efeito de supressão, pois ela é uma substância básica que consegue equilibrar o pH do meio fazendo que aquela quimação\dor que sentimos durante os exercícios físicos intensos, (acidose muscular), que caracteriza a fadiga muscular demore muito mais para aparecer, fazendo com que você consiga fazer algumas repetições a mais, colocar mais pesos e quebrar seus limites!

Beta alanina Funciona?
Segundo diversos estudos científico, destaca-se um estudo publicado no “International Journal of Sports Medicine” por volta do ano de 2008 onde mostrou que atletas que utilizaram beta alanina por 30 dias tiveram um aumento significativo na massa muscular, força, resistência e explosão. 

Por ser um suplemento que beneficia o desempenho da atividade anaeróbia, consequentemente promove um aumento muscular. Aumentando o tempo e a intensidade dos exercícios, conseguirá chegar no limite máximo do músculo, ocasionando rompimentos das fibras e uma maior reconstrução muscular.   

Por quanto tempo usar a Beta Alanina?
O uso da beta alanina tem um efeito crônico no corpo, ou seja, acumulativo. Assim como a creatina, a beta alanina deve ser tomada diariamente para que assim, aos poucos, o corpo possa ir aumentando a concentração de seus compostos chaves. Você irá sentir os efeitos máximos da beta alanina após pelo menos 20 dias de uso, embora na primeira dose irá sentir o aumento de força e resistência muscular. 

 

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