Glutamina e imunidade

Glutamina e imunidade

A glutamina é o aminoácido mais abundante  existente no corpo e possui extrema importância na saúde do intestino, na manutenção e alta do nosso sistema imunológico.
Muitos praticantes de exercícios físicos já ouviram falar sobre a relação da Glutamina e imunidade, mas não entendem exatamente quais os benefícios de suplementar com glutamina para não ficarem gripados, não contraírem resfriados tão facilmente entre outras patologias que poderiam atrapalhar a pratica de atividades físicas como também a construção de um físico melhor. Entenda nesse artigo super interessante a relação entre Glutamina e imunidade.

ainda sobre a pratica de atividades físicas, todos nós sabemos que é um dos pilares mais importantes para uma vida saudável. Entretanto, como tudo, praticá-lo em excesso pode ser prejudicial. Isso porque o exercício é um fator que estressa nosso corpo, se esse estímulo for recebido diversas vezes em excesso pelo nosso corpo, ao invés de colher os benefícios do esporte, passaremos a ter efeitos adversos, como prejuízos na função intestinal, aumento de cortisol, dores musculares constantes entre outros.

O intestino exerce uma barreira física e, com isso, impede a entrada – para o sangue – de substâncias nocivas ao corpo. A sobrecarga de exercício físicos além de trazer diversos malefícios, entre eles, prejudicar a atuação do intestino, faz com que fiquemos expostos a substâncias nocivas. Isso ocorre devido  a absorção de compostos tóxicos que, até então, seriam eliminados por meio das fezes se nosso intestino estivesse trabalhando de forma equilibrado. Um exemplo desse processo é aquele indivíduo que vive gripado e resfriado justamente no período em que está com um treino mais intenso, um indício de redução da imunidade, já que ao afetar a barreira intestinal também reduz-se a resposta imunológica.

Em situações como essa, onde a pessoa está treinando intensamente e não pode ficar resfriada ou gripada, muitas delas recorrem ao uso de anti-inflamatórios e relaxantes musculares, tais medicamentes e em especial, aquelas que contem paracetamol podem ser extremamente prejudiciais para a saúde do intestino, agravando ainda mais todo o processo.

A glutamina pode e deve ser usada justamente nesses casos, pois ela melhora a eficácia da barreira intestinal. Em outras palavras, a glutamina ajuda a atenuar um mecanismo indesejável que acontece com a prática esportiva, ela melhora a saúde intestinal e o seu sistema imune para que seja capaz de aguentar treinos mais pesados e estressantes.  Siga as orientações do seu Nutricionista.

Referência:

Zuhl M, et al. The Effects of Acute Oral Glutamine Supplementation on Exercise-Induced Gastrointestinal Permeability and Heat Shock Protein Expression in Peripheral Blood Mononuclear Cells. Cell Stress Society International, 2014.


 

comprar glutamina


 

Gostou dessa matéria? Veja mais sobre o autoro Henrique Lima

Instagram: @henrique_nutricionista

Fan Page: facebook.com/henriquenutricionista | YouTube: youtube.com/henriquelimanutri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp!