Exercícios de alongamento

alongamento e sua importância

Exercícios de alongamento

Muitas pessoas no decorrer do seu estilo de vida fazem dietas regradas,treinos de hipertrofia detalhados, porém no decorrer do tempo,contam com dificuldade em ter resultados,lesões musculares e cansaço físico extremo,nessa matéria iremos falar sobre os exercícios de alongamento e sua importância.

Todos esses problemas descritos anteriormente podem ser evitados,com exercícios de alongamentos.

Foi pensando nesse tipo de situação,que resolvemos criar esse artigo, no intuito de preparar você agora mesmo,para ter uma saúde muscular e articular totalmente positiva e melhorar significativamente,todos os seus resultados em suas atividades físicas.

É muito comum,em qualquer ambiente, onde existem pessoas praticando atividades físicas,encontrarmos diversas delas, puxando o braço para trás,esticando a perna,ou fazendo movimentos circulares com o pescoço.

Esse tipo de hábito,conhecido como alongamento,no decorrer dos tempos,se tornou muito comum em praticantes de atividades físicas em todo o mundo.

È importante destacar,que o ato de alongar,é algo muito mais profundo que imaginamos.

Todos esses tipos de movimentos devem ser feitos de forma correta,para garantir totalmente a saúde muscular e articular do praticante de atividade física.Existem vários tipos de alongamentos,o que torna de grande a importância,o acompanhamento de um profissional,especializado nessa área.

No decorrer desse texto,iremos lhe apresentar alguns tipos de alongamentos que podem ser praticados com total segurança no decorrer do seu dia.

A ausência dos exercícios de alongamento nas atividades que demandam movimentos e força muscular,podem prejudicar de certa forma a hipertrofia muscular e deixar o músculo  com forma mais curta,diferente de sua anatomia saudável.

Sem contar que pode prejudicar a amplitude de movimentos durante a prática de atividades físicas,aparecerem dores e desconforto na realização de alguns movimentos e ainda aumentar o risco de lesão.

Confira resumidamente, os benefícios dos exercícios de alongamento em conjunto com as atividades físicas:

Reduz o risco de lesões musculares;

Aumenta a flexibilidade e qualidade dos movimentos,promovendo o melhor rendimento esportivo nas atividades;

Reduz o encurtamento muscular;

Tem um ótimo efeito na circulação sanguínea,

Tem total influência positiva na coordenação motora;

Ajuda prevenir contra problemas na coluna;

Diminui a ansiedade e depressão.

O alongamento e o bem estar cerebral

Existe uma conexão muito forte do cérebro com o nosso sistema ósseo e muscular.

Começaremos com um exemplo simples,em seguida iremos explicar melhor, todo esse mecanismo nos exercícios de alongamento.

Se você nesse momento mantiver sua cabeça elevada e ereta, com o olhar direcionado para o horizonte,tórax aberto com as mãos na direção da cintura,certamente você vai se sentir muito mais confiante.

Tudo porque,o seu cérebro vai entender através do seu corpo,que você é uma pessoa totalmente confiante.A resposta será rápida,em alguns segundos,você vai mudar totalmente sua fisiologia e se sentir de outra forma.

O mesmo acontece com o contrário,se você se lembrar de uma situação que se sentiu totalmente confiante,automaticamente,seu corpo,vai responder com uma linguagem corporal de confiança .

O alongamento usa totalmente esse tipo de mecanismo,quando você alonga os músculos,são liberados diversos tipos de substâncias bioquímicas nos músculos,deixando o mesmo em um estado fisiológico mais positivo.Nesse momento o cérebro capta esse estado muscular e transmite uma sensação geral de relaxamento para todo o corpo.

Por isso é muito comum dizer,que atividades que envolvem diversos tipos de alongamentos,podem promover diversos benefícios,quando se tratam de doenças como ansiedade e depressão.

Aprenda mais sobre os alimentos que cuidam da flexibilidade em seu corpo

Hoje em dia é muito comum as pessoas terem as informações necessárias para seguir uma determinada dieta de acordo com os objetivos individuais.

A demanda muscular nos exercícios,sem dúvidas,são bem elevadas,para evitar qualquer tipo de lesão e gerar resistência,durante as atividades.

Para que os exercícios de alongamento tenham seu sucesso garantido,é bem necessário,que a flexibilidade a saúde dos músculos estejam em dia.

Foi pensando nisso que resolvemos criar uma lista de alimentos,que podem ajudar totalmente em aumentar os níveis de flexibilidade muscular dos praticantes de alongamento.

A seguir, segue uma lista de alimentos que podem ser de total importância para auxiliar na atividade de alongamento e flexibilidade muscular.

Lembrando que se trata de apenas um guia,a consulta a um profissional nutricionista é de total importância para qualquer tipo de tratamento.

São alguns tipos de alimentos que ajudam diretamente na flexibilidade e saúde articular:

  • Salmão

O salmão é muito conhecido por ser uma ótima fonte de ômega3,pode ser um grande aliado contra inflamações musculares e nas articulações.

  • Gengibre

Também é uma raiz muito conhecida,pode ser encontrada em qualquer  mercado,possui propriedades anti-inflamatórias quando se encontra totalmente fresca.Também pode agir como um anti-histamínico natural no organismo,e inibe as prostaglandinas  que participam do processo de inflamação.Pode ser consumida fresca com verduras e sucos,ou também como acompanhamento para diversos outros tipos de pratos.

  • Curry

O curry é conhecido como uma mistura de especiarias contém cúrcuma,que se trata de uma raiz com ações nas inflamações.Algumas pesquisas relatam que o extrato de cúrcuma é capaz de reduzir a degeneração da cartilagem e manter a densidade dos ossos,fazendo  prevenção contra algumas doenças como artrite.Adicionar curry em sua dieta pode ser bem importante pra evitar diversos tipos de inflamações,sem contar no sabor que a especiaria pode proporcionar.

  •  Cebola

As cebolas também são ricas em substâncias anti-inflamatórias.Uma dessas substâncias é a quercetina,o selênio e o zinco.Também tem um poder na circulação,promove estímulos no sistema imunológico e promove a produção de glóbulos vermelhos.Adicionar a cebola em sua dieta pode trazer uma série de benefícios para sua saúde em geral.

  • Trigo

O cereal voltou a aparecer nas refeições por causa de seus benefícios:contém flavonoides, como a rutina, que protege pele e tecidos,especialmente os vasos sanguíneos,e previnem doenças como o reumatismo e a artrite.

  • Abacaxi

A fruta contém uma enzima  chamada bromelina que tem ação em substâncias inflamatórias,aumentando consideravelmente a prevenção de diversos tipos de doenças.O abacaxi é fácil de ser encontrado e adicionado em diversos tipos de dietas.

  • Azeite de Oliva

O azeite de boa qualidade é como “ouro líquido” para a saúde, especialmente para as articulações, que ficam lubrificadas e em bom funcionamento todos os dias

EVITE: os alimentos oxidantes, como frituras, álcool e a gordura de baixa qualidade. Tente reduzir o consumo de carnes gordurosas.

Lembrando que a ingestão de água e de grande importância em qualquer atividade física, e além de tudo favorece a saúde as articulações e flexibilidade muscular .

 

Como começar a praticar o alongamento ainda hoje?

Antes de iniciar a prática de exercícios de alongamento é sempre bom consultar o profissional para que seja criado um programa de exercícios de forma correta, para cada tipo de atividade específica. Muitos profissionais indicam programas, que certamente irão alongar os músculos que serão trabalhados na atividade mais intensa.

È muito importante prestar atenção se no decorrer da atividade se existe a presença de dores, principalmente nas articulações.

Procure usar roupas leves e apropriadas para a prática, pois certos tipos de roupas, não favorecem uma mobilidade perfeita.

Os exercícios de alongamento também podem ser praticados diariamente como uma atividade comum durante o dia, promovendo diversos benefícios em um curto espaço de tempo.

Antes e depois das atividades, os exercícios de alongamento, podem ser praticados em cerca de 10 minutos de duração. Muitos  exercícios podem ser realizados usando apenas a dinâmica corporal ,e outros usando alguns equipamentos básicos presentes no ambiente físico.

A seguir separamos alguns exercícios de alongamentos básicos , que podem ser realizados antes e depois de suas atividades físicas, ou até mesmo quando for se manter alguma atividade durante o trabalho, principalmente quando se trata de posições e movimentos repetitivos.

alongamento e sua importância

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp!