Dieta low carb o que é e como fazer

dieta low carb: o que é e como fazer

Dieta low carb o que é e como fazer

Dieta low carb o que é e como fazer – é a dúvida de muitos dos nossos leitores. Por isso, a Play Suplementos, preparou uma matéria completa para esclarecer essas e outras dúvidas de uma vez por todas!

Muita gente vem procurando fórmulas milagrosas para emagrecimento , porém não existe uma pílula mágica para chegar nesse tipo de objetivo. Mas a boa notícia é que existem dietas realmente eficientes que podem trazer bons resultados sem sacrificar muito o paladar do paciente, uma delas é a Dieta Low Carb.

Hoje iremos apresentar para vocês, a dieta Low Carb, que se trata, de uma dieta baixa em carboidratos com vários relatos de sucesso em todo o mundo.

Pensando no benefício e procura desse tipo de dieta, resolvemos elaborar um artigo completo, para que você tenha, o maior número de informações disponíveis sobre o assunto.

È importante lembrar que as informações escritas nesse artigo, não substitui uma consulta com o profissional nutricionista .

Se você esta afim de perder peso com saúde,e elevar sua auto-estima, continue lendo esse artigo .

dieta low carb o que é e como fazer

O que é uma dieta low carb?

Uma dieta Low Carb, ou dieta baixa em carboidratos, se trata de um tipo de alimentação pobre em carboidratos, que são encontrados em alimentos açucarados, pães e massas. Nesse tipo de dieta, daremos preferência a alimentos que sejam ricos em proteínas, gorduras benéficas  e vegetais.

Há décadas vários estudos dos maiores especialistas no assunto dizem que a gordura é totalmente prejudicial à nossa saúde. O que não é totalmente verdade. Existem gorduras boas e gorduras ”ruins”. Enquanto isso, produtos dietéticos com baixo teor de gordura boas e ruins, com uma quantidade relevante de açúcar, cresceram cada vez mais na indústria e comercio mundial. Este foi um dos grandes fatores que certamente contribuiu para o aumento da obesidade em todo o mundo, o aumento da quantidade de carboidratos e a diminuição indiscriminada, tanto de gorduras boas como de gorduras ”ruins”.

 

Como surgiu a dieta low carb ?

Na década de 1950, dois pesquisadores conceituados, o professor Alan Kekwick e o Dr. Gaston LS Pawan, realizaram uma pesquisa, testando a ingestão de carboidratos, proteínas e gorduras em diferentes indivíduos. Trabalharam exclusivamente com indivíduos obesos, calculando uma dieta com cerca de mil calorias, mas com quantidades diferentes de proteínas carboidratos e gorduras .Alguns indivíduos iriam comer um mais proteínas, outros carboidratos e outros mais gorduras .

Com a aplicação da dieta low carb, os pesquisadores notaram que os indivíduos que consumiram maior número de carboidratos, tiveram aumento de peso considerável. Aqueles que consumiram proteínas e gorduras sem carboidratos, tiveram uma perda considerável de peso no decorrer dos dias

Depois de todos esses experimentos, Dr. Richard Mackarness chegou a conclusão que os carboidratos são totalmente relevantes para o ganho de peso.

Agora que você já sabe sobre dieta low carb o que, você irá aprender como fazer.

Dieta low carb como fazer:

Você vai aprender sobre o mecanismo fisiológico e um tudo sobre: dieta low carb como fazer para ter sucesso e emagrecer!

Os carboidratos nesse tipo de dieta, não são cortados 100%, porém é necessário fazer uma redução dos mesmos, e dar preferências por carboidratos  de baixo índice glicêmico , aqueles cuja a glicose , seja absorvida de forma mais lenta, evitando grandes picos glicêmicos no sangue , conseqüentemente  abaixando os níveis de insulina .

Podemos destacar como exemplo de alimento com alto índice glicêmico a batata doce, que é usada em vários tipos de dietas de hipertrofia muscular ,que è considerado um alimento inadequado nesse tipo de dieta .

O glucagon é um hormônio produzido pelas células alfa do pâncreas, podemos destacar a sua importância no mecanismo de quebra de gordura estocada.

Quando os níveis de insulina estão altos no sangue devido a grande ingestão de carboidratos de alto índice glicêmico, o glucagon fica impossibilitado de fazer a sua função de quebra de gordura , que seria o nosso principal  objetivo fisiológico, além do mais, a quebra de gordura faz o individuo se sentir saciado.

Estudos mostram que dietas com poucos carboidratos resultam em perda de peso e melhores resultados fisiológicos na saúde do paciente, e quase todo mundo conhece alguém que tenha praticado esse novo tipo de dieta e hábito alimentar .

Então agora não há razão para temer as gorduras naturais. A gordura é sua amiga ,em uma dieta baixa em carboidratos, você minimiza a  ingestão de açúcar e amidos. Você pode comer outros alimentos deliciosos até estar satisfeito e ainda perder peso com saúde .

Agora que você acabou de conhecer  o mecanismo fisiológico da dieta ,  iremos abordar detalhadamente o cardápio usado nesse tipo de alimentação .

Alimentos recomendados para fazer uma dieta low carb de sucesso

Gorduras benéficas são indicadas , pesquisas indicam que as boas gorduras podem até prevenir infartos e derrames, as gorduras benéficas são conhecidas como gorduras insaturadas. Esse tipo de gordura tem a capacidade de aumentar os níveis de HDL no sangue e certamente diminuir os níveis de LDL, proporcionando saúde ao indivíduo que faz o uso adequado desses alimentos em sua dieta.Podemos citar como exemplo de alimentos o abacate e o azeite de qualidade .

As proteínas são essenciais para o organismo, pois fazem parte de todas as estruturas do corpo. Elas constituem o citoplasma, o núcleo e a membrana das células, está presente nos músculos, tecidos, ossos, dentes, sangue e fluídos orgânicos, são responsáveis pela formação dos músculos e colágeno .

As proteínas são encontradas em carnes, peixe, ovos e,leites e derivados. Lembrando que é importante dar prioridade a proteínas magras como peixe , peito de frango e leite desnatado.

Deve se prestar bastante atenção no consumo de frutas , pois muitas delas possuem frutose que é considerada também um tipo de carboidrato , aumentando o nível glicêmico no sangue . Frutas como abacate , morango e pêssego  podem ser consumidas sem nenhum problema .

Cardápio da dieta low carb

Criamos uma lista de alimentos mais detalhada,  para servir como guia de alimentação Low Carb, lembrando novamente que é muito importante consultar a um profissional nutricionista para melhor eficiência dos resultados  e prevenção a saúde .

Dieta low carbo como fazer

AÇUCARES E ADOÇANTES

Permitido : Eritritol , stevia, sucralose , xilitol

Moderado :  Outros adoçantes

Proibido : Açúcar refinado ,  açúcar fit, açúcar de coco , açúcar cristal , açúcar demerara ,açúcar mascavo e mel

CARNES

Permitido :Bovina , suína , aves e peixes

Moderado: Lingüiça , mortadela , bacon , presunto e outros embutidos .

Proibido : Salsicha

OVOS

Permitidos: Avestruz , codorna , pata , galinha ambos cozidos , mexidos  e omeletes

Moderado : Ovos fritos

LEITE E DERIVADOS

Permitidos : Leites magros , iogurtes sem açúcares  e creme de leite

Proibido : iogurtes em geral

COCOS E DERIVADOS

Permitido : Creme de coco , farinha de coco, leite de coco, manteiga de coco e óleo de coco polpa.

Moderado: Água de coco

Proibido :  Açúcar de coco

FARINHAS E PÓS

Permitido : Amêndoas , castanhas ,cacau em pó , linhaça

Proibido : Aveia , chocolate em pó , fubá , mandioca , milho , polvilho , rosca tapioca e trigo

FRUTAS

Permitido : Abacate , limão , maracujá ,morango coco , frutas vermelhas

Moderado :Amora , Cereja , Uva

Proibido : Abacaxi , banana , maçã ,melancia ,pêra ,pêssego ,frutas secas e frutas cristalizadas

FRUTOS DO MAR

Permitido: Camarão , lula , ostra , caranguejo  marisco e outros

GRÃOS

Proibido : Amaranto, arroz, aveia, centeio, cevada, granola, milho, quinoa e trigo

LEGUMINOSAS

Moderado : Amendoim  e pasta de amendoim

Proibido : Feijão, Grão de bico, Lentinha e Soja

OLEAGINOSAS

Permitido : Chia e Linhaça

Moderado :Amêndoa , avelã , castanha ,castanha de caju , nozes e pistache

ÓLEOS E GORDURAS

Permitido : Azeite de oliva, banha animal, manteiga, óleo de coco e óleo de peixe

Moderado :  Maionese, óleo de amendoim e óleo de cártamo  

Proibido : Margarina , óleo de canola , óleo de girassol , óleo de milho e óleo de soja

VERDURAS E FOLHAS

Permitido: Abobrinha, acelga, aipo, alface, berinjela, alho, brócolis, cebola, couve, couve-flor, chuchu, escarola, espinafre, pepino , quiabo, repolho, rúcula e outros

Moderado: Abóbora, cenoura, gengibre, nabo, pimentão , rabanete e vagem

Proibido : Araruta ,batata , batata doce ,beterraba,inhame e mandioca

BEBIDAS VARIADAS

Permitido : Chás , café , água com gás , sucos variados com frutas permitidas

Moderado : Àgua de coco

Proibido: Refrigerantes e bebidas com açucares

SUA SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR

Além de tudo que destacamos, não podemos de deixar de destacar a importância desse tipo dieta na prevenção  do diabetes, pois quanto mais ingerimos alimentos de alto índice glicêmico, como destacado anteriormente, maior será os níveis de insulina no sangue, levando então  uma maior resistência do organismo a esse mecanismo de quebra de açucares .

Quando mantemos o nosso estoque de insulina controlado com ingestão de carboidratos de absorção lenta, certamente estamos contribuindo para a prevenção da diabetes , que é uma doença que vem acometendo  cada vez maiores números de pacientes de todas as idades no mundo.

É importante destacar também , a relevância das atividades físicas juntamente com dietas , se feitos juntamente , pode – se esperar resultados ainda mais eficientes .

É sempre importante ter um controle de exercícios juntamente com a quantidade de nutrientes ingeridos , evitando assim , qualquer tipo de problema fisiológico durante o esforço .

 

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