Como Diminuir a Fome

Para quem está começando uma dieta, exitem várias dicas que podem ajudar a reduzir a fome.

Ter um apetite ativo na maioria das vezes é um dos primeiros passos para o fracasso da dieta, pois isso pode ajudar no consumo exagerado de calorias.

Por esta razão, independentemente de todos os esforços feitos para perder peso, é muito importante aprender a controlar o apetite e superar esta falsa sensação de fome quando nos deparamos com diversas “tentações”.

Durma melhor

Sobre isso, muitas pessoas podem não saber, mas há uma forte relação entre a qualidade do se sono durante a noite e a sua capacidade de controlar a fome.

A falta de um descanso adequado leva ao aumento da vontade de comer doces, gorduras e carboidratos, e também pode levar a problemas graves de saúde a médio e longo prazo.

Durante as horas de sono, o corpo segrega um hormônio chamado leptina, que age sobre a insulina para queimar as células de gordura e assim dar uma maior sensação de saciedade.

Respeite horários

Este ponto é um pouco complicado, considerando o pouco tempo que a maioria das pessoas tem em suas questões pessoais. Mas se você quer realmente perder peso e diminuir a fome, devemos pautar e seguir à risca rigorosos horários entre as refeições.

Faça refeições equilibradas

Ao selecionar seu menu, dê prioridade aos alimentos ricos em proteínas magras, como o frango, peixes e frutos do mar, produtos lácteos com baixo teor de gordura, ovos brancos e frutas.

Cuidado com as bebidas

Muitas pessoas consideram bebidas leves como verdadeiras poções mágicas para manter a forma, mas na verdade isso não passa de puro marketing.

Todas as bebidas leves são carregadas com adoçantes artificiais e produtos químicos que não beneficiam o corpo. Se você realmente quer uma bebida saudável, beba pelo menos 8 copos de água por dia.

Não existe e nunca existirá bebida mais saudável no planeta do que a água pura, mas outras bebidas saudáveis e alternativas podem ajudar a diminuir a fome:

Leite: Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition explica que o leite contém proteínas, soro de leite e caseína que aumentam a saciedade. Eles também consideram que a lactose ajuda a reduzir o apetite.

Café preto: A cafeína é um inibidor de fome. Tente consumir um copo ou dois por dia, sem açúcar para controlar a fome. Note que o efeito pode se manter por até três horas após beber, diz uma pesquisa.

Consuma mais fibras

A fibra é um carboidrato complexo que faz você se sentir saciado, enquanto você ingere menos calorias.

Alimentos ricos em fibras como a aveia são excelentes para dietas porque não só ajudam a diminuir o apetite, mas também é uma opção sustentável para regular a liberação de insulina e açúcar no sangue.

Lanches saudáveis

Não há nada de errado em você comer um lanche no período da tarde, apenas certifique-se de incluir uma fruta, legumes ou proteína magra, como peito de frango ou peixe. Esses lanches saudáveis irão controlar a sua fome até o jantar e te passar ainda nutrientes, tais como vitaminas, minerais e outros nutrientes que são excelentes para o seu corpo.

Dicas importantes:

  • Evite ingerir besteiras antes ou entre as refeições;
  • Coma cinco vezes por dia (pequenas refeições): café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia;
  • Não compre alimentos se você estiver com fome: Tente ir ao supermercado quando você já comeu, desta forma você vai evitar a compra de doces ou mesmo qualquer comida que você realmente não precisa;
  • Seja paciente e se mantenha motivado.

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