Carboidratos De Baixo índice Glicêmico: Quais são e qual sua importância

Carboidratos de baixo índice glicêmico: Quais São E Qual Sua Importância

Os temas relacionados a Carboidratos e carboidratos de baixo índice glicêmico ainda gera uma série de dúvidas  entre quem quer perder peso, ganhar massa muscular ou simplesmente ter uma alimentação mais equilibrada. A expressão “cortar carboidratos” virou uma espécie de mantra e o conceito de dieta “low carb” se torna mais popular a cada dia.

Porém, os carboidratos não são todos iguais, e uma das formas de classificá-los é através de seu índice glicêmico (IG). De forma simplificada, o índice glicêmico de um alimento indica a rapidez com que ele é metabolizado e chega na forma de glicose à corrente sanguínea.

Quanto mais rápido ocorre esse processo, maior é o índice glicêmico de um alimento. Neste artigo explicaremos o que são carboidratos de baixo índice glicêmico e qual sua importância numa dieta equilibrada.

carboidratos de baixo índice glicêmico hipertrofia blog

O que são carboidratos de baixo índice glicêmico?

  • O índice glicêmico (IG) é a classificação dos carboidratos em uma escala de 0 a 100, de acordo com a velocidade em que eles aumentam os níveis de açúcar no sangue (glicose) após sua ingestão, usando como parâmetro a glicose pura (IG =100).
  • Somente os alimentos que contém carboidratos são classificados de acordo com o índice glicêmico. Logo, óleos carnes e gorduras em geral, não possuem IG.
  • Os alimentos com IG elevado são rapidamente digeridos, absorvidos e metabolizados, resultando em flutuações marcantes nos níveis de açúcar no sangue.
  • Os carboidratos com baixo índice glicêmico são os que produzem flutuações menores nos níveis de glicose e insulina no sangue.

 

Importância dos carboidratos de baixo índice glicêmico

Os carboidratos de alto índice glicêmico fazem com que o nível de glicose no sangue se eleve rapidamente, de uma só vez, obrigando o organismo a buscar formas de equilibrar esse excesso de açúcar.

Para normalizar o excesso de glicose no sangue, o pâncreas fabrica insulina, hormônio responsável por carregar a glicose até as células. Essa liberação de uma grande quantidade de insulina (pico de insulina) inibe processos metabólicos que resultam na queima de gorduras. Além disso, esse tipo de carboidrato produz uma saciedade curta, pois a glicose resultante de sua digestão é consumida rapidamente, fazendo com que o indivíduo volte a sentir fome em pouco tempo.

Daí vem a importância de preferir os carboidratos de baixo índice glicêmico, através dos quais o aumento da glicose na corrente sanguínea ocorre de maneira mais lenta e gradual. Com os níveis de glicose no sangue estáveis, não há picos de insulina, o que favorece a queima de gorduras e promove uma sensação de saciedade prolongada.

Devemos consumir apenas carboidratos de baixo índice glicêmico?

Embora uma dieta equilibrada deva priorizar alimentos que são fontes de carboidratos com baixo índice glicêmico, há momentos nos quais é importante ingerir carboidratos de alto índice glicêmico. Durante a prática de exercícios físicos, por exemplo, a recomendação é consumir alimentos com índice glicêmico de médio a alto, assim como após o treino.

Enquanto nos exercitamos, hormônios presentes na corrente sanguínea fazem com que o organismo seja capaz de absorver a glicose de dentro das células sem a ação da insulina. E após a prática de exercícios, é importante estimular a produção de insulina para repor as reservas de glicogênio nos músculos e no fígado, para que haja uma recuperação adequada.

Tabela de carboidratos de baixo índice glicêmico

Confira alguns alimentos que contêm carboidratos de baixo índice glicêmico (de 0 a 55):

Tabela de carboidratos de baixo índice glicêmico
  • Aveia em flocos (IG 39, porção de 30 gramas).
  • Maçã fugi com casca (IG 25, unidade de 100 g).
  • Macarrão espaguete (IG 43, porção de 180 g).
  • Banana prata (IG 27, porção de 100 g.).

DICA IMPORTANTE

Por fim, vale mencionar que o índice glicêmico de um alimento sofre alteração quando o consumimos conjugado a outras fontes alimentares. Alimentos com índice glicêmico alto podem ser combinados com fontes de fibras e proteínas para equilibrar o efeito sobre o nível de glicose no sangue (evitar o pico de glicose).

 

Neste artigo explicamos o que são carboidratos de baixo índice glicêmico e qual sua importância. Vimos que uma dieta equilibrada deve priorizar o consumo desse tipo de carboidrato, embora em certos momentos seja indicado ingerir carboidratos de alto índice glicêmico. Quando o tema é nutrição, o equilíbrio é a regra básica para obter bons resultados em termos de saúde e estética. Esperamos que essas informações lhe ajudam a alcançar suas metas!

VEJA TAMBÉM OS MELHORES SUPLEMENTOS PARA:
suplementos-para-emagrecer-e-definir-Comprar pré treino

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp!