Aumente seu foco com alimentos e suplementos ricos em dopamina

Aumente seu foco com alimentos e suplementos ricos em dopamina

Mais do que oferecer prazer e recompensas, a molécula da motivação, como é conhecida a dopamina, também ajuda na busca dos objetivos e pode ser encontrada em suplementos alimentares.

Motivação e foco são algumas das características mais desejadas dos adeptos do estilo de vida fitness. Para manter a rotina puxada de treinos e uma dieta rígida, é necessário um autocontrole imenso para que os impulsos sejam contidos, já que qualquer deslize deslizes frequentes pode colocar por água abaixo todos os esforços conquistados nos últimos meses.

Nessa hora, a dopamina – conhecida como a molécula da motivação – pode fazer toda a diferença na eficácia dos treinos e dieta. A substância é um neurotransmissor essencial para impulsionar a produtividade no organismo, desempenhando um papel crucial para o alcance dos objetivos. Isso acontece porque a dopamina é responsável pelo nosso sistema de recompensa e prazer, permitindo que os momentos de euforia e felicidade sejam incentivados.

A dopamina em ação

Mas, como os neurotransmissores agem? Eles transmitem informações de um lado a outro do cérebro, levando informações sobre determinadas substâncias de um neurônio para o outro. A tese foi defendida pelo cientista norte-americano Roy Wise em 1980, e reajustada em meados dos anos 90, quando Wise afirmou que, ao invés de oferecer prazer, a dopamina (além de confundir cientistas!) está atrelada à busca pelo prazer. Ou seja: a substância faz parte da química que nos impulsiona a conquistar metas pessoais, como passar no vestibular ou atingir determinada forma física.

Entretanto, a ausência de dopamina no organismo traz o efeito contrário: sem foco, o organismo pode ficar apático e até mesmo deprimido. Em consequência, os sintomas de deficiência de dopamina demonstram falta de entusiasmo pela vida, fadiga, procrastinação, baixa libido, mudanças de humor, perda de memória e incapacidade de concentração. O resultado? Baixo consumo de energia e dependência de açúcar, cafeína e outros alimentos ricos em sódio e gordura.

Até a ciência comprova: pessoas com pouca concentração de dopamina abusam de comportamentos autodestrutivos em busca de sensações prazerosas. Na lista, figuram jogos, álcool e alimentos processados. Porém, o que poucos sabem é que a dopamina pode ser conquistada com uma dieta rica na substância.

alimentos aumentam dopaminaTirosina no prato, dopamina na veia

A dopamina é um composto químico derivado do aminoácido tirosina o qual é derivado da fenilalanina. Por isso, a ingestão de uma dieta rica em tirosina garante a produção da dopamina. Todos os alimentos de origem animal fornecem as substâncias, bem como as amêndoas, nozes, maçãs, abacates, bananas, beterrabas, o cacau, o café, o feijão e a farinha de aveia, entre outros.

Outra boa opção é o consumo da tirosina na suplementação alimentar, que auxilia e impulsiona os resultados obtidos durante os treinos, como o suplemento pré-treino G2T, da StarLabs. Além de garantir os nutrientes necessários para o organismo antes de cada treino, o suplemento também fornece a base da dopamina, garantindo foco e motivação em dobro. Trata-se da motivação ideal para deixar a preguiça de lado e finalizar todos os treinos com foco e empenho garantidos.

Outra opção para aumentar os níveis de dopamina no organismo é pela prática de exercícios físicos. Segundo estudos realizados pelo psiquiatra John Ratey, os efeitos da prática esportiva aumentam os níveis de dopamina por meio da promoção de novos receptores celulares no sistema cerebral

Além disso, as atividades físicas também desaceleram o processo de envelhecimento das células do cérebro – a máxima “corpo são, mente sã” nunca fez tanto sentido”! Porém, não é apenas em horas de esteira ou musculação que é possível conquistar os benefícios da dopamina. Ela também pode ser aumentada através de:
• Exercícios mais leves, como a caminhada
• Yoga
• Tai chi
• Meditação
• Atividades criativas, como ouvir música ou pintar
• Com a exposição da luz solar
• E até pela redução do consumo de açúcares!

Para tirar os maiores proveitos que uma prática esportiva pode oferecer, muitas vezes precisamos de estímulo, que pode estar dentro de nós mesmos através da dopamina. Mais do que uma procura, o caminho até a dopamina pode ser tão interessante quanto a substância em si, e ela pode ser encontrada tanto na academia, no seu prato ou na sua suplementação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp!