Amplitude de movimento

AMPLITUDE DE MOVIMENTO

amplitude de movimentoSempre que falamos sobre amplitude de movimento (ADM) alguns pontos devem ser levados em consideração, são eles: objetivo do treino (como sempre), histórico de lesões e limitações articulares. Dizer que todos deveriam realizar quaisquer exercícios com amplitude máxima de movimento é um tanto quanto precipitado já que, isso pode variar de acordo com as limitações de cada indivíduo, além das estratégias e métodos de treino escolhidos pelo professor. 

Não acho que devemos nos basear em fisiculturistas para dizer se amplitudes reduzidas tem ou não o mesmo potencial hipertrófico que as grandes amplitudes, afinal, seria como nos basearmos em uma Ferrari com Turbo para explicarmos o desempenho de um Fusca, porém, a única coisa que a literatura nos mostra ao comparar os efeitos na hipertrofia muscular em diferentes amplitudes é de que amplitudes maiores geram maior hipertrofia longitudinal, porém, não foram encontradas diferenças significativas quanto a hipertrofia transversal. E o que isso significa ? Resumindo, se utilizarmos cargas compatíveis com as amplitudes que estamos prestes a executar, os ganhos em hipertrofia serão “praticamente os mesmos”, já que a hipertrofia de tipo longitudinal (maior em grandes amplitudes) nos diz muito mais sobre a adição de sarcômeros em série, do que o aumento da área de secção transversa do músculo (o que buscamos em nossos objetivos estéticos).

Acredito que ambas as formas de execução tenham seus benefícios QUANDO bem aplicadas. Grandes amplitudes podem ser usadas para recrutar um número maior de musculaturas em um único movimento, assim como trabalhar em amplitudes menores pode ser útil para isolar uma determinada musculatura, fazendo com que a tensão não se disperse, promovendo assim uma maior oclusão do fluxo sanguíneo.

Também é possível combinarmos ambas as técnicas em um único exercício como na “Rosca 21”. Claro que sua condição física, objetivo e periodização devem ser levados em conta antes de realizar qualquer tipo de modificação no seu treino, infelizmente, não são todos que podem realizar exercícios em grandes amplitudes, para isso, consulte um profissional qualificado para auxiliá-lo.

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