Alimentação pré e pós treino

Alimentação Pré e Pós Treino

Por: Ana Carolina Pontes – Nutricionista CRN 3 – 48201

Uma alimentação adequada e um estilo de vida mais saudável são práticas que inúmeras pessoas vêm buscando nos dias de hoje, o primeiro passo para os novos entrantes da vida saudável são a pratica de exercício e o balanço das refeições, além disso a alimentação pré e pós treino também é essencial para uma dieta balanceada e de resultado. Muitas pessoas que estão buscando uma vida mais saudável possuem diversas dúvidas sobre o que comer antes e após a pratica de atividade física, com uma extensa quantidade de alimentos ao nosso alcance fica difícil saber o que é necessário consumir para extrair o máximo de seu corpo durante o exercício e o que é mais indicado consumir após o exercício para a manutenção muscular, dúvidas como: o que devo comer antes e depois do meu treino? Faço uma refeição completa? Não como nada e só tomo meu suplemento? O que é mais indicado?  São extremamente comuns, portanto, preste atenção nessas dicas para compor e melhorar sua dieta.

Como já sabemos o ideal e recomendado por muitos nutricionistas é o balanço de refeições (colorida e fracionada), mas o que devemos ingerir antes e após a atividade física para manter a dieta balanceada e ainda assim alcançar resultados? Uma das recomendações para o pré-treino é o consumo de alimentos leves (como lanches), refeições mais complexas, como por exemplo uma refeição semelhante ao almoço, podem prejudicar seu desempenho durante o exercício. Apesar de precisamos de energia para a pratica de atividades físicas uma refeição completa pode prejudicar o desempenho durante os treinos, por isso a importância de trocar refeições de pré treino mais complexas por lanches mais leves que entreguem a quantidade de energia e nutrientes necessária ao corpo para a execução da atividade física.

A presença de carboidrato complexo (batata doce, amendoim, castanha do pará, pão integral e etc…) na refeição pré treino é essencial pois o carboidrato complexo é um tipo de carboidrato que é quebrado de maneira mais lenta pelo organismo, sendo assim, fornecerá energia para o corpo por mais tempo, diferente dos carboidratos simples (arroz, batata, biscoitos, abóbora, pão branco e etc..) que dão picos de energia em um curto espaço de tempo pois são quebrados de maneira mais rápida pelo corpo. Os carboidratos complexos como, batata doce e pães integrais são ótimas apostas, pois são fontes de carboidratos complexos. Alguns carboidratos simples como banana e tapioca, também podem ser ótimas opções de alimentos pré-treino por possuírem uma baixa quantidade calórica, outro item que não pode ficar de fora deste lanche pré-treino é a proteína, pois durante a atividade nosso organismo busca formas alternativas de gerar energia para a execução do exercício, sendo assim o corpo busca proteína como sua fonte de energia. Para você que busca ganho de massa muscular isso irá minimizar a degradação do músculo, então escolha uma pasta de atum ou frango, queijos brancos, carne vermelha magra, como o patinho, também é uma boa escolha. Veja algumas boas opções de refeições pré treino:

 

– Pão de forma com pasta de atum ou frango;

– Tapioca com queijo branco;

– Banana com aveia;

– Batata doce com frango desfiado ou patinho moído.

 

Ok, treino encerrado! E agora o que comer? Logo após o treino o corpo abre a “janela da oportunidade”, ou seja, durante uma hora seu corpo pede uma determinada quantidade de nutrientes para suprir o que foi gasto no treinamento ficando assim mais propício à absorção dos mesmos, portanto, o consumo de uma fonte proteica se torna extremamente necessário no pós treino devido a essa receptividade de nosso organismo, porém, consumir somente proteína no pós treino fará com que o corpo utilize essa proteína como fonte de reposição de carboidratos deixando de construir assim a massa muscular, pois a quantidade de proteína que chegará para a manutenção dos músculos será pequena, sendo assim temos que combinar também no pós treino uma fonte de carboidrato com uma de proteína se o seu objetivo é o ganho de massa. Uma ótima escolha de fonte de proteína é o ovo, com substâncias muito importantes para o ganho de massa muscular como a albumina presente na clara e pela facilidade de prepara-lo, podendo por exemplo, ser consumido mexido, na omelete ou numa preparação como a crepioca, o ovo se torna uma ótima opção de alimento pós treino. É ideal incluir nessa refeição hortaliças e vegetais que irão fornecer ao corpo vitaminas e minerais.

Veja abaixo algumas boas opções de refeições pós treino:

 

– Pão integral com frango desfiado, cenoura, alface e tomate.

– Crepioca com queijo branco ou pasta de amendoim.

– Mamão, granola, linhaça ou aveia e mel.

 

Para os treinos finalizados próximos de refeições como almoço ou jantar, você pode compor sua refeição com:

 

– Arroz integral, patinho grelhado, brócolis, tomate e cenoura.

– Salada de batata, chuchu, vagem e file de frango gralhado.

– Creme de mandioca, peixe assado, salada de beterraba.

 

É isso galera, espero que tenha gostado das dicas, até a próxima!

 

 

One thought on “Alimentação pré e pós treino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp!