Por: Nutricionista Claudio Nastromagario Neto

Veja todos os benefícios do óleo de prímula nessa matéria e entenda os motivos pelos quais cada vez mais e mais pessoas, em especial, mulheres estão usando esse simples e poderoso suplemento para melhorar a qualidade do seu dia a dia.
Você quer fazer uma dieta com 0 de gordura em todas as refeições? Sabia que as gorduras tem funções importantíssimas no nosso organismo? Apesar desse micronutriente ser indicado por algumas pessoas como o vilão da boa forma, vamos ver abaixo alguns de seus benefícios e descobrir sobre esse tão famoso suplemento:
ÓLEO DE PRÍMULA – PARA QUE SERVE, BENEFÍCIOS, EFEITOS COLATERAIS
- As gorduras boas são fontes de energia quando esgotada nossas fontes de carboidratos;
- Auxiliam na absorção de algumas vitaminas como A, D, E e K.
- Auxiliam na proteção de órgãos do nosso corpo de impactos ou traumas.
Talvez uma informação que poucos sabem, mas a gordura contribui com a saúde das células por fazer parte da composição das membranas celulares localizadas do cérebro. São fundamentais na produção endógena de hormônios e auxiliam na saúde da pele e dos cabelos.
O excesso de gorduras ruins causa o entupimento das artérias, consequentemente o aumento do LDL (colesterol ruim) e a diminuição do colesterol bom (HDL), aumentando a probabilidade de acidente vascular cerebral, problemas cardíacos, dentre outros. O ideal é consumir as gorduras boas, saudáveis como as mono e poliinsaturadas, sendo aquelas ricas em ômega 3 e ômega 6. A recomendação é que 25% a 35% das calorias da dieta sejam referentes às gorduras mono e polinsaturadas.
Uma dessas gorduras boas é o Óleo de Prímula, um produto natural originalmente de uma planta.
Óleo de prímula para que serve?
O óleo de prímula é um agente anti-inflamatório e que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, pois é utilizado como base para a síntese da prostaglandina. Esse tipo de ácido graxo auxilia na redução das chances de desenvolvimento de câncer, pois combate os radicais livres que podem alterar a cadeia de DNA.
O óleo de prímula é também um aliado das mulheres combatendo os sintomas da TPM e controlando os hormônios femininos. Isso tudo se deve ao fato do óleo de prímula apresentar ácido linoleico.
Esse óleo é muito utilizado no combate de algumas doenças como esclerose múltipla, hiperatividade, esquizofrenia, etc.
Óleo de prímula efeitos colaterais
Por tratar-se de uma substância natural, raramente provaca efeitos colaterais, porém, é importante atentar-se que o uso desse suplemento não é indicado para gestantes e pessoas com problemas neurológicos. Pessoas saudáveis não apresentam qualquer tipo de efeitos colatarais usando o suplemento corretamente.