O que é Creatina, para que serve e muito mais

O que é Creatina, para que serve, e muito mais.

A grande maioria dos praticantes de atividades físicas e em especial a musculação já ouviram falar sobre a creatina, mas muitos ainda fazem essa pergunta: Creatina, o que é, para que serve?

A creatina é um aminácido não essencial, isso é, o nosso próprio corpo produz creatina e uma parte é obtida via alimentação, sendo também encontrada na forma de suplementos.
A musculação, por tratar-se de um exercício que envolve muito a modalidade de contração muscular rápida de curta duração, pode ser extremamente beneficiada pelo uso da creatina, e por isso muitas vezes entra como um elemento ‘’perfeito’’.

A creatina atua de modo a restaurar uma unidade de energia: o ATP. A partir do momento que isso ocorre, o músculo tem um combustível de rápida obtenção para executar a atividade a que lhe está sendo exigido naquele momento. É por isso que a creatina é famosa por fomentar o aumento de força e resistência muscular.
Além dessa poderosa função, o uso de creatina aumenta significativamente o volume muscular, pois ela ”empurra” água para dentro do músculo, fazendo com que as fibras musculares fiquem mais espessas e volumosas. 

Sobre o melhor  momento de ingestão: não que exista uma única forma, mas já há citação mostrando um melhor efeito após o treino, inclusive sobre a composição corporal (ganho de massa magra e redução de gordura corporal). Sobre isso, o que infere-se é o seguinte: a creatina aumentando a força durante o treino, o indivíduo tende a conseguir pegar uma carga maior e/ou prolongar o tempo de execução. Com isso, cria-se um meio propício para a hipertrofia muscular, mecanismo pelo qual ‘’per si’’ já favorece uma redução de massa gorda.

Existem alguns protocolos quanto à dosagem, a indicação mais comum é ingerir entre 5 a 10 g por dia, mas isso, varia de cada pessoa. Para saber qual a dosagem ideal para você procure a orientações do seu Nutricionista.

 

Creatina, o que é, para que serve

 

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Veja mais sobre autor, colunista e nutricionista Henrique Lima

2 thoughts on “O que é Creatina, para que serve e muito mais

  1. Marcos says:

    Boa tarde em todas as embalagens diz q tem q consumir meia hora antes do treino.
    E aqui se fala em tomar depois.
    E agora ?

    • admin says:

      Oi Marcos! Tudo bem?
      Então, segundo novos estudos científicos, a melhor forma é tomar no pós mesmo! Da uma olhada nesse artigo científico que saiu nesse renomado jornal sobre artigos científicos, o J Int Soc Sports Nutr.
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23919405
      Nesse artigo e em diversos outros há comparações entre o uso pré e pós da creatina. Em todos eles, ou pelo menos, nos mais recentes, o grupo que usou pós treino teve um melhor resultado 🙂

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